Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Ministro Barroso rebate, mais uma vez, ofensas do Ministro Gilmar Mendes.

STF ou Casos de Família?

Publicado por Deyverson Medeiros
há 6 anos

Ontem, dia 21/03/18, tivemos alguns acontecimentos importantes, como o grande apagão que deixou 13 Estados do Norte e Nordeste sem energia das 15:48h às 21:30h, e o que mais nos interessa aqui, a calorosa discussão entre os Ministros Luís Barroso e Gilmar Mendes. Não é de hoje (ou melhor dizendo, de ontem) que presenciamos as trocas de farpas entre os dois Ministros. Mas quem são esses dois, e qual o motivo de tamanha tensão entre eles?

Gilmar Mendes, Ministro do STF desde 2002, quando fora indicado pelo então Presidente da República, FHC, saiu da AGU para sentar-se nas cadeiras do STF. Presidente da Suprema Corte Brasileira nos anos de 2008 e 2010, tem uma vida acadêmica de invejar qualquer jurista, o que, contudo, não podemos dizer de sua vida profissional. Sempre centro de diversas polêmicas, seja por suas visitas recentes a investigados da Operação Lava Jato, ou por “criar” jurisprudências em decisões como nos casos da concessão de HC ao Médico condenado pelo crime estupro, Roger Abdelmassih, e na recente decisão do TSE que separou a chapa Dilma/Temer, impossibilitando assim a cassação do mandato do então Presidente Michel Temer.

Luís Barroso, do seu lado, antes de fazer parte da primeira turma do STF, atuou como Advogado particular e como Procurador do Estado do RJ no ano de 1985. Assim como o primeiro, possui uma carreira docente invejável, lecionando atualmente como professor da UERJ e UnB. Fora nomeado para substituir o Ex-Ministro Ayres Britto no ano de 2013 pela Ex-Presidente Dilma Rousseff. Também possui em sua vida como Ministro, decisões tidas como polêmicas, como a Concessão de indulto a José Dirceu, e um caso onde concedeu HC a funcionários de uma clínica que realizava abortos (fato este que ensejou toda a discussão de ontem).

Essa é a vida pregressa, e presente, dos nossos Ministros do STF, de maneira bem resumida. Mas então, respondendo ao questionamento retro, qual o motivo das constantes agressões verbais entre eles? Simples. O Ministro Gilmar Mendes sempre que pode, aproveita suas oportunidades para alfinetar os colegas de Turmas, e isso já está há tempos criando um grande desconforto, que se estende não só aos membros ali presentes, mas a todos nós brasileiros, que assistimos a tudo isso envergonhados, nos perguntando: "Qual será o próximo tema desse programa diário de 'Casos de Família'?"

  • Sobre o autorLoyalty is a two-way street. If I'm asking for it from you, then you're getting.
  • Publicações1
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-barroso-rebate-mais-uma-vez-ofensas-do-ministro-gilmar-mendes/558982625

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Menino....quem é esse Dr gatissimo? Tem uma escrita linda! Parabéns!!!! continuar lendo

O Min. Gilmar Mendes sequer se referiu diretamente ao Min. Barroso.

Falou de casos em que o STF literalmente inventou o direito que aplicou - à revelia da Constituição e da lei. Por - vamos chamar de "extraordinária coincidência" - todos tinham sido relatados pelo Min. Barroso, que curiosamente se ofendeu com suas - hã - "contribuições" aos anais do STF terem sido lembradas, e fez aquele triste espetáculo em rede nacional.

Eh bién, acabou-se num samba. Ficou bem melhor: https://www.youtube.com/watch?v=GJpqIRBnLUg continuar lendo